top of page

Pesquisadoras ressaltam a importância da educomunicação no processo democrático


Professora Cátia Silva, discente da disciplina de Educomunicação na UFC. Foto: Myke Guilherme

Uma nova plenária movimentou a XXII Semana de Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC), nessa quinta-feira (10). No auditório da graduação em História, os presentes puderam acompanhar discussões sobre Educomunicação, contando com a participação da professora Cátia Silva, responsável por ministrar a disciplina na universidade e a jornalista e educomunicadora, Roberta França.

Campo crescente - A professora Cátia Silva iniciou a atividade questionando as pessoas presentes sobre as percepções acerca do termo Educomunicação. Citando o professor Ismar Soares, da Universidade de São Paulo (USP), a área seria um “conjunto de ações inerentes ao planejamento e implementação de processos e produtos destinados a criar e fortalecer ecossistemas comunicativos nos espaços educativos”.

Segundo a professora, a área trata de algumas questões primordiais atualmente, como o diálogo, a cogestão (gestão exercida por duas ou mais pessoas), a participação e a democracia, que, na opinião da professora, “estão sofrendo ameaças e o fazer educomunicativo é importante porque ele dá voz às pessoas”.

Para a educomunicadora Roberta França, segunda a falar na plenária, a prática educomunicativa deve ser aquela que transforma aquele que fala. Essa reflexão surge da sua dissertação de mestrado onde trabalhou a temática.

Plenária recebe bom público para debater o cenário da educomunicação na academia. Foto: Myke Guilherme

Fala aí! - Para o estudante de Jornalismo e que está cursando a disciplina de educomunicação, Calebe Rodrigues, há uma grande a relevância nessa tema na Semana de Comunicação (Secom). Segundo ele, “é muito importante discutir educomunicação na Secom, uma vez que o tema deste ano trabalha a democratização da comunicação".

Novos horizontes - Apesar de um campo teórico crescente nos bancos universitários, há apenas dois cursos de graduação em Educomunicação no Brasil. A primeira, uma licenciatura na Universidade de São Paulo (USP), e um a nível de Bacharelado na Universidade de Campinas (Unicamp). Na Universidade Federal do Ceará (UFC) a mesma é ofertada como uma disciplina optativa para o curso de Sistemas e Mídias Digitais e cursos de Comunicação.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page