top of page

Debate sobre Comunicação pública encerra primeiro dia de Secom


Para os debatedores, uma comunicação pública de qualidade só é possível quando os cidadãos se veem representados. Foto: Rose Serafim

O primeiro dia de atividades da XXII Semana de Comunicação (Secom) foi encerrado com um debate sobre Comunicação Pública. O encontro contou com a presença do professor e jornalista Ismar Capistrano, Nonato Lima, professor da UFC e coordenador da Rádio Universitária e da coordenadoria de Comunicação e Marketing Institucional da UFC, o professor e jornalista Alberto Perdigão, e Flor Fontenele, presidente da Associação Encine.

Permeando por temas relacionados à democratização da comunicação, representatividade na mídia, regulamentação dos meios de comunicação e distribuição de concessões públicas, Perdigão apresentou pesquisas que apontam para a insatisfação dos espectadores de televisão quanto à representatividade e respeito a diversidade cultural e etnica brasileira. Uma delas foi a do instituto Abramo, que apontou 43% de brasileiros que não se veem representados na programação de TV. O professor sustentou os conceitos de exclusão comunicacional relacionando ao que foi denominado de trama golpista.

"Não haveria golpe se o país tivesse um sistema público de comunicação capaz de reagir à programação das redes privadas, de capaz de equilibrar os interesses públicos e privados", destacou.

Conceitos unidos - Raimundo Nonato declarou que "comunicação pública tem a ver com democracia", e continuou o debate pontuando que deve-se pensar em democracia antes mesmo de pensar a comunicação. Segundo ele, há uma grande dificuldade no Brasil em lidar com o que é público e comparou a comunicação pública com o Sistema Único de Saúde (SUS), sendo um tão necessário quanto o outro para o fortalecimento da cidadania.

"É extremamente preocupante que o país tenha que parar para poder avançar", finalizou Nonato, saudando os estudantes secundaristas e universitários que realizam Paralisações pelo país em busca de barrar a PEC 55, antiga PEC 241 que atualmente tramita no Senado Federal e promete o congelamento em 20 anos dos gastos públicos federais.

Comunicação plural - Encerrando as falas, Flor Fontenele comentou sobre a experiência do programa NAZÁREA, projeto que funciona com a parceria entre a Associação Encine e a Associação Beneficente Pequeno Nazareno, que fornece apoio a crianças em situação de rua. O programa apresenta histórias sobre os bairros de Fortaleza contadas a partir da perspectiva dos próprios moradores.

"Vocês tem que ver o momento que eles se veem ali na praça, respeitados. Não aparecendo de modo violento e nem caricato", compartilha a produtora.

Flor afirma que comunicação é tida como um direito de menor valor nas comunidades e completou que seu objetivo é estimular as comunidades, a partir do exemplo de cada uma.

Saiba mais:

O programa NAZÁREA é exibido aos sábados, as 14:30, na TVC. Um dia antes da exibição em TV aberta, o programa é apresentado em local público para a comunidade participante.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page