EXTRA! EXTRA! Estudantes de Comunicação votam SIM pela ocupação
Em Assembleia realizada na tarde desta quarta-feira (9) estudantes dos cursos de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e Jornalismo - votaram favoráveis à ocupação do Bloco de Comunicação do CH II, que se iniciou logo após a votação histórica.
Fala aí! - O estudante do quarto semestre de Jornalismo, Italo Lucas, ressaltou a importância dessa mobilização e principalmente de conscientizar as pessoas mais próximas dos estudantes.
“Vamos mostrar para os nossos pais e amigos o porquê de estarmos ocupando a Universidade. Não vamos deixar que nos chamem de vagabundos”, apontou. Italo ainda propôs a criação de uma Comissão de Comunicação para produção de material (jornal, revista, audiovisual, blog, etc) para a cobertura das ocupações na universidade e ser uma mídia alternativa à “grande mídia”.
Já o estudante do quinto semestre de Jornalismo, Samuel Pinto, destacou a necessidade da criação de um calendário de atividades que direcionem o movimento. “É necessário construir um calendário de atividades durante a ocupação e lembrar aos estudantes que ocupação não significa férias”, salientou.
Para a formanda de Jornalismo e coordenadora geral do Diretório Acadêmico Tristão de Athayde (DATA), Nerice Carioca, esse é um meio de mostrar para a sociedade que os estudantes estão na luta contra os retrocessos trazidos pelo Governo Temer. “Estamos nessa luta já que os professores não puderam”, afirmou.
#OcupaTudo - Logo após as falas, os estudantes fizeram uma votação por contraste visual, onde cada estudante estava credenciado e na posse de um cartão de votação. A assembléia seguiu com duas votações:
- a primeira para decidir se eles iriam aderir ou não à ocupação;
- a segunda, para decidir se, caso a votação anterior fosse sim, começariam a ocupação nessa quarta (9) ou na quinta (10).
Por unanimidade, os estudantes foram a favor da ocupação com início ainda já na quarta. Dessa forma, logo após o encerramento da assembleia, cadeiras foram transportadas das salas para as entradas do bloco e iniciaram a ocupação do prédio. Com uma faixa colocada na entrada do bloco e alguns portões trancados estava sacramentado o início do movimento.
Pós Graduação - Na próxima quarta-feira, 16, os estudantes da pós graduação em comunicação farão uma assembleia às 14h para decidirem se irão paralisar ou não. A jornalista e pós graduanda, Luana Barros, falou sobre as os obstáculos que os estudantes de pós enfrentarão em caso de paralisação. É possível que eles não paralisem. “Nós temos prazos a cumprir e bolsas a perder”, acentuou.
Reivindicações - O movimento de ocupação nas universidades brasileiras visa barrar a PEC 55, que, atualmente tramita no Senado Federal e traz como medida o congelamento dos gastos públicos por 20 anos. Além dessa bandeira, os estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) se posicionam contra o projeto de Reforma do Ensino Médio e a Medida Provisória 3131, proposta pela Reitoria da universidade.