top of page
QUEM TEM BOCA NÃO COMUNICA

Essa frase parece contraditória? E de fato é.

Comunicar é trocar informações com uma grande quantidade de pessoas. Quantas bocas Brasil afora precisam comunicar, falar sobre suas pautas, repassar seus conhecimentos e não podem? Essa é a realidade de todas as pessoas que não são donas ou pertencem às famílias que detém os meios de comunicação (televisivos e de radiodifusão) do nosso país.

 

A Comunicação é um direito previsto na Constituição Federal de 1988, mas, na prática, esse direito não é assegurado, porque as leis existem, mas não são regulamentadas. Teoricamente, não poderiam existir monopólios ou oligopólios midiáticos, a existência desses significa a predominância de apenas um pensamento na sociedade. No entanto, Rede Globo de Televisão e a TV Verdes Mares, por exemplo, estão aí para provar que a lei não vigora, porque não há especificação do que são esses monopólios e oligopólios. Vivemos em um estado laico, portanto igrejas/religiões não poderiam ter canais de televisão ou estações de rádio, mas a Rede Vida, Igreja Mundial e a rádio Logos nos provam que as religiões Católica e Protestante, em detrimento das demais religiões, possuem esse direito. Segundo a lei, políticos também não poderiam ser donos de emissoras de rádio e/ou televisão, mas o Senador Tasso Jereissati está aí para mostrar que nada acontece.

 

A Comunicação no cenário brasileiro está diretamente ligada ao poder econômico e político, sendo assim, não existe democracia na distribuição dos meios e na possibilidade de comunicar para um grande número de pessoas. Os meios concentram-se nas mãos de poucas pessoas, que poderão difundir suas ideias para milhares ou milhões de pessoas, e por mais que não compartilhemos desses pensamentos, não temos um veículo onde possamos demonstrar nossa insatisfação e colocar um outro pensamento em debate.

 

Democratizar os meios de comunicação é garantir a pluralidade de vozes e pensamentos, é garantir que uma rádio ou TV comunitárias tenham o poder de comunicar a uma grande quantidade de pessoas, é garantir o direito de comunicar previsto na Constituição.

bottom of page